Shadowside: metal nacional de qualidade e em grande ascensão


Divulgação

Shadowside é uma banda formada em Santos/SP e que já tem em sua discografia, o EP  que leva o mesmo nome do grupo lançado em 2001, os álbuns Theatre of Shadows (2005/2007), Dare to Dream (2009/2010) e o mais recente Inner Monster Out (2011). A banda já tocou com bandas como W.A.S.P., Helloween e Iron Maiden, já fez turnês que passaram por vários países e tem se consolidado como grande nome do metal brasileiro. Atualmente a banda é formada por Fabio Carito ( baixo), Raphael Mattos ( guitarra), Fabio Buitvidas ( bateria) e tem como frontwoman, Dani Nolden ( vocalista). 

Dani Nolden concedeu uma entrevista para o Inforock e contou sobre seu interesse pela música, momentos com a banda e as novidades do Shadowside. Confira a seguir:

Inforock: Dani, agradeço pela sua atenção em nos atender. Começo a questionar sobre seu interesse pela música e, especificamente, trabalhar com música, conte-nos como surgiu.

Dani Nolden: Eu que agradeço pelo espaço! Eu me apaixonei por música ainda criança, porque minha mãe vivia com o som no último volume. Era o dia inteiro com Queen e Michael Jackson (risos). Eu brincava de música com ela. Ela tocava violão e tentávamos fazer harmonias nas vozes… tudo errado, mas era divertido (risos). Aos 8 anos, mais ou menos, meus pais me colocaram nas aulas de piano com uma professora da mesma rua. Eu e minhas amigas fazíamos as aulas, porém todas pararam logo e eu fiquei um tempinho mais. Como era muito pequena, acabei cansando pelos longos períodos de estudo que o instrumento requer, porém a paixão pela música não diminuiu… tentei aprender guitarra, pensei em estudar bateria… porém nunca fui disciplinada. Então me encontrei no canto… que era algo mais natural para mim e eu podia fazer música mesmo sem saber cantar… porque quando você está na primeira aula de guitarra, nada sai. Porém quando você canta, mesmo se você canta tudo errado, você está cantando alguma coisa (risos). Então acabei tomando gosto por cantar e treinar canto era mais divertido pra mim que treinar instrumentos… e segui por esse caminho. Decidi seguir pelo caminho da música profissionalmente quando larguei a carreira que eu originalmente havia planejado, que era como atleta, como jogadora de futebol. Eu havia jogado nas categorias de base do Santos FC, mas o time feminino foi desfeito, eu passei a jogar em um time de futsal e estávamos na pré-temporada. Os treinos eram rígidos e diários, então eu não tinha tempo pra música, porém tive uma lesão muscular que me tirou dos treinos por 3 semanas. Durante esse período, eu me dediquei a música… fazia ensaios, cantava e quando chegou o momento de voltar aos treinos, eu percebi que sentia muito mais falta da música que do futebol. Nunca mais apareci nos treinos. Meu treinador deve ter ficado furioso (risos).

Inforock: Diga quais as diferenças você percebeu na evolução da banda nos álbuns “Theatre of Shadows”, “Dare to Dream” e “Inner Monster Out”?

Dani Nolden: O “Theatre of Shadows” é um álbum ainda com muitos excessos e com pouca identidade… tem músicas muito diferentes entre si, porque não sabíamos muito bem ainda o que era Shadowside. No “Dare to Dream”, procuramos encontrar o que éramos e evitar esses excessos… e acabamos fazendo um álbum mais cru, direto ao ponto. No “Inner Monster Out”, encontramos o equilíbrio. Perdemos o medo de ser nós mesmos, passamos a compor como banda, com todo mundo dando opiniões e sem parar de trabalhar em uma música enquanto os quatro não estivessem satisfeitos com o resultado dela. Passamos a abraçar as tais diferenças musicais e procuramos criar algo que os quatro gostassem tanto de ouvir quanto de tocar. O “Inner Monster” Out é um álbum muito mais espontâneo pois não tivemos que pensar no que queríamos fazer. Simplesmente deixamos fluir.


 Inforock:Para quem ainda não conhece o Shadowside, o que você recomendaria ouvir e por quê?
Dani Nolden: O álbum mais recente, o “Inner Monster Out”. É nosso álbum mais maduro, mais completo, tem as melodias marcantes que fazemos desde o primeiro trabalho, porém é muito mais pesado e tem muito mais personalidade… é o álbum favorito de todo mundo da banda.

Inforock: O blog Inforock é mais acessado por leitores da região norte, em especial do Tocantins, há interesse da banda e de produtores para que o Shadowside toque na região Norte? Já surgiu alguma proposta?

Dani Nolden: Nós fizemos um show em Manaus e um em Belém, ambos foram sensacionais! Voltaremos no instante que formos convidados novamente. Fomos recepcionados de forma muito calorosa e mal podemos esperar para voltar. Eu gostaria muito de tocar no Tocantins. Já fomos procurados por uma galera de Palmas, porém ainda não conseguimos concretizar o evento porque eles dependem de patrocínio, os custos de viagem ficam bastante pesados para o organizador. Estamos aguardando a oportunidade ansiosamente!

Shadowside em Paris. Foto: Costábile Salzano

Inforock: Poderia nos dizer quais shows foram os mais marcantes na carreira do Shadowside? Pode citar experiências no Brasil e fora dele.

Dani Nolden: É difícil dizer… foram centenas de shows em 31 países, contando com o Brasil. Eu vou citar alguns, mas em cinco minutos vou lembrar de outros shows que eu queria ou deveria ter mencionado (risos). Posso mencionar alguns shows que foram marcantes pela ocasião em volta deles… como o primeiro show que fizemos no exterior, que foi nos Estados Unidos, o show no Rio de Janeiro que fizemos com o Iron Maiden, o primeiro show que fizemos na Finlândia, pois foi o primeiro momento que eu refleti como a banda havia crescido… estávamos passando o som e eu pensei “nossa… como estou longe de casa!” (risos). Todos os momentos em que o público grita “Shadowside”... que aconteceu em Manaus, em Belo Horizonte, na Polônia, na Grécia… eu acho que normalmente é o público que faz o momento ser marcante e todos os shows tem algo de especial. 

 Inforock: Quais são os planos da banda para este ano? 

Dani Nolden: Estamos trabalhando em material novo ao mesmo tempo que fazemos os últimos shows da turnê do “Inner Monster Out”… faremos mais algumas apresentações este ano e então entraremos em estúdio para organizar nossas ideias. Queremos começar a gravar em 2015.

Inforock: Obrigada pela entrevista, você gostaria de deixar alguma mensagem para os leitores do blog?

Dani Nolden: Espero que estejam curtindo o trabalho da Shadowside, muito obrigada a todos pelo apoio e ao Inforock pelo espaço! Fiquem ligados no nosso site oficial em www.shadowside.ws pois as datas de shows são anunciadas lá assim que confirmadas. Um abraço!


Contatos:

Facebook: https://www.facebook.com/shadowsideband
Site: http://www.shadowside.ws/pt/

Agente de reserva para shows:

Brasil - Furia Music: contato@furiamusic.com.br / Europe - B. Musik Management: info@b-musik-management.de / World: manager@shadowside.ws



Nenhum comentário:

Postar um comentário